cuidados com os cavalos crioulos


O cavalo crioulo, por ser um animal reconhecidamente "campestre", que trabalha na lida do campo tanto quanto o gado, não precisa de muitos cuidados. É um tipo de cavalo que foi adaptado aos serviços das estâncias.

Como carrega consigo uma carga de rusticidade maior que as outras espécies, é mais difícil, por exemplo, que ele fique doente ou contrarie alguma enfermidade que possa acarretar problemas mais sérios.

Entretanto, os cavalos de prova, como os que disputam as paleteadas, o Freio de Ouro e o Tiro de Laço, necessitam de uma atenção um pouco mais profunda, como com a alimentação, que deve ser balanceada com rações a fim de manter um nível energético mais elevado.

Os aprumos também são bastante observados. Por isso é necessário que o casqueamento e ferrageamento seja feito com pessoas especializadas para isso.

É importante salientar o grau de entendimento do profissional que fará os aprumos no cavalo, pois as patas são as que dão suporte para o animal,sendo, portanto, essencial, um tratamento feito com qualidade.

Tanto para os cavalos crioulos que participam de provas, quanto os que não, é importante os cuidados com os parasitas internos e externos, pois são as doenças mais comuns nesses animais.

Para isso, entretanto, é necessário o controle do dono do animal, como a prática de exames regulares e a ida a um veterinário.

Fonte: Inema

Nenhum comentário:

Postar um comentário