O Cavalo Crioulo moderno

Criado no Brasil, hoje, sintetiza os melhores valores americanos. O "design " atual é o produto de melhoramento que uniu beleza exterior com a função. Os dados morfológicos, segundo garante o Superintendente de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Gilberto Loureiro de Souza, estão em sintonia com a funcionalidade.

Para Loureiro de Souza, foram as provas funcionais a grande mola propulsora que projetou a morfologia dos animais nacionais. "Os eventos funcionais tiveram o papel de rapidamente lapidar a morfologia de hoje. Até tempos atrás os animais eram avaliados pelo gosto pessoal. Já os julgamentos nas exposições, agora, visam a enquadrar o exemplar dentro de um modelo físico que dê respaldo a funcionalidade, afirma o superintendente, "queremos qualificar um biotipo de cavalo de sela, mas mantendo o enfoque dentro do padrão racial. Sabemos o que queremos e a nossa missão é orientar os produtores no sentido da obtenção de animais sempre melhores. A altura na cernelha, por exemplo, tem sido indicadores para a busca de exemplares com medida abaixo de 1,45m.

O diretor da ABCCC, acha louvável otrabalho da seleção desenvolvida nos úl-timos anos pois levou o criatório, rapidamente a um cavalo que é admirado na América Latina. Segundo Loureiro, é um compromisso e uma responsabidade manter essa qualidade, que retrata o desenvolvimento genético alcançado. Tivemos a sensiblidade de buscar melhores linhagens do exterior e tivemos ótimo resultado, festeja o veterinário.

O titular da Cabanha Tupambaé, Oswaldo Dornelles Pons reforçou afirmação de que o que persegue na Raça Crioula é principalmente a tipicidade e pureza racial. Isso significa um produto com silhueta de harmonia e equilíbrios perfeitos. O material morfológico deve oferecer "um vistaço", diz o proprietário da Tupambaé, que basicamente a descrição do fenótipo Crioulo deve ter uma cabeça típica com ganachas bem pronunciadas (maxilar inferior) , presa a um pescoço caracteristicamente leve e orelhas curtas e bem separadas.
Pons, que tem atuado como jurado em exposições no Brasil e exterior, destaca que as paletas devem ter inclinação adequeda a fim de desempenhar sua função de sustentação do corpo do animal, algo entre 400 e 450 quilos quando adulto. As canas (mãos) curtas e com aprumos corretos. Que seja perto do chão, boa linha superior (das orelhas ao tronco da cola). Crinas e cola fartas. Os garrões bem conformados.
Segundo Pons, estes elementos garantem uma silhueta própria de um biotipo retangular. A altura não pode ser inferior a 1,40m nem superior a 1,50m . Para o jurado, a altura ideal, entretanto é de exatos 1,42m. Através de estatísticas tem-se verificado que os três primerios colocados no Freio de Ouro apresentaram essa altura.

Um dos aspectos mais modernos da morfologia, certamente é o relativo ao trem anterior. A conformação propugnada pelos fundadores da Associação dos Criadores de Cavalos Crioulos, com relação ao pescoço, por exemplo, a a orientaçãoestá totalmente separada dos conceitos modernos de seleção onde a morfologia dá sustentação à funcionalidade: amplo, largo, forte, musculoso em sua inserção no tórax, o que diz o standard ou padrão, aprovado em sua fundação realizada em Bagé, em 28 de fevereiro de 1932. Mudança do mesmo calibre sofreu a estatura para fêmeas cuja altura mínima, que era 1,38m, passo para 1,40m, enquanto a altura máxima se manteve em 1,50m.

Segundo o veterinário Luiz Francisco Leite, técnico da ABCCC na região de Bagé e Dom Pedrito, a fixação genética da característica "pescoço leve, peito limpo, denota leveza no trem anterior. Segundo Luiz Francisco, "são fatores importantes para funcionalidade ". Acrescentou que o "animal mais leve na frente em maior liberdade de movimentos laterais já que não há deslocamentodo centro de gravidade pesando o dianteiro". E mais: com estas características o cavalo tem mais liberdade, agilidade e velocidade de movimentos no giro sobre patas, importante habilidade para o serviço nos bretes, onde se exige do cavalo verdadeiras manobras, dignas das mais talentosas contorcionistas. "Um dianteiro pesado desloca o centro de gravidade do animal, prejudicando os movimentos , reforçou Luiz Francisco Leite. e acrescentou: "posteiro, sim, tem que ser potente a fim de proporcionar mais potência impulsão para frente e vigorosa musculatura para frear nas esbarradas sobre patas, concluiu.

Crioulo, O cavalo das Americas
pesquisa: Ana Lúcia S. Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário