Cuide bem do seu cavalo


O cavalo sempre foi e sempre será o grande companheiro do homem, cabe a nós garantir a tão magnífica parceria homem/cavalo.
Para tanto precisamos ter conhecimento da espécie eqüina, respeito e saber “ler” as necessidades de cada animal.

“Cavalo... a magnitude desse animal cativou, atemorizou, exaltou o mundo.” frase citada por Rafael Nudelman que procura caracterizar o papel desempenhado pelos cavalos à humanidade. Na antiguidade o cavalo foi utilizado nas guerras, como animal de trabalho e tração. A partir do século XIX passou a ser posse da nobreza e extremamente exaltado. O cavalo foi e sempre será um animal de companhia para o homem, para tanto devemos conhecê-lo e saber tratá-lo da melhor forma possível para garantir sua sanidade e bem- estar.

Com a domesticação e a necessidade de animais cada vez mais resistentes e graciosos começaram os cruzamentos e com isso o surgimento das inúmeras raças que conhecemos hoje. Há exemplo, o cavalo Crioulo, cuja resistência, força e beleza conquistaram a admiração de todos nós. Mas não quer dizer que essa força torna o cavalo “objeto de tortura” ou até mesmo não merecedor de cuidados e bons tratos.

Apesar de não manifestar dor e desconforto tão facilmente como as outras raças, o cavalo Crioulo é muitas vezes super-exigido e sofre desgastes, desde a doma até o momento dos trabalhos a que se destina cada animal. Assim, princípios básicos como alimentação adequada, manejo correto, tratadores treinados e conscientes e, instalações bem estruturadas, conferem aos equinos uma boa qualidade de vida.

Todo proprietário/criador de cavalos deve atentar para as necessidades mais básicas em sua cabanha como fonte de água limpa e sempre a disposição, dieta balanceada, pastagens e boas instalações. Não esquecendo bons tratadores e domadores que não utilizem da violência para conseguir respostas de seus cavalos e que saibam perceber desde as menores alterações que cada animal venha a apresentar.

Como também as pessoas que montam esses animais que tenham a sensibilidade, de no momento das provas e cavalgadas, de respeitar os limites fisiológicos de seus cavalos. Sempre que possível faça seu cavalo sentir-se importante pra você, lhe dê afagos e recompensas. E, evidentemente, tenha um bom médico veterinário para fornecer assistência técnica especializada e garantir, assim, a sanidade aos seus animais.

Demonstrações de carinho e cumplicidade entre o homem e seu cavalo é o grande reconhecimento de uma grande parceria. Lamento ainda quando vejo animais abandonados e que passam por maus tratos, mas acredito no potencial do ser humano, em sua capacidade de demonstrar, embora, algumas vezes, somente frente a grandes cenas de crueldade e injustiça, afeto e consciência.

Não devemos desistir de tentar mostrar que os animais são seres que merecem respeito, atenção e cuidados assim como qualquer ser humano que, muitas vezes, não é merecedor de tais atos. Não nos cabe julgar, mas sim buscar a plenitude em atos que possam vir a “abrir olhos e corações” e dessa forma conquistar admiração dos demais.

“Chegará um dia em que o homem conhecerá o íntimo do animal, e nesse dia, todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade” Leonardo Da Vinci.

Taísa Cristine Protti

Nenhum comentário:

Postar um comentário