Os compromissos com os cavalos


Pode parecer filosófico demais, mas não é. Todos os que trabalham ou possuem cavalos devem ter alguns compromissos éticos básicos com estes animais, independente de qualquer outro fator. Eis alguns destes compromissos:

· Respeito pelo ser vivo – cavalos são seres vivos, e não maquinas de utilização para passeios ou provas. Quem pensa somente na utilização e não em todos os outros fatores, pensa errado.

· Ser justo – ser justo, para o Ser Humano muitas vezes é difícil, pois pode significar abrir mão, relevar, ceder ou não fazer algo que se queria fazer. Ser justo com os cavalos significa abrir mão de algo que se quer muito em prol de um outro ser vivo. O justo é o melhor para a convivência entre os Seres Humanos e os Cavalos.

· Não levar nada para o pessoal – muitas das ações e reações dos cavalos são entendidas pelas pessoas como birra, frescura, picuinha ou maldade, e geralmente são levadas para o lado pessoal do relacionamento. Sabemos que muitos dos problemas dos cavalos são causados pelo fato de as pessoas encararem o problema como particular. Ajude seu cavalo a sair do problema sendo parte da solução e não do problema.

· Punição e agrado – punir um cavalo é absolutamente aceitável. Mas, punir sem um motivo justo, ou punir sobre algo que ele não sabe fazer, não cabe mais nos dias de hoje. Vemos muitas pessoas batendo ou usando esporas de maneira errada, punindo sem nem saber porque... Agradar demais também não é o ideal. Vemos muitas pessoas agradando os cavalos com pena, dó, etc, quando este erra um exercício que já sabe fazer. Errado e não deve ser feito. O agrado e a punição devem ser claros e justos.


Por: Aluisio Marins
E-mail: uc@universidadedocavalo.com.br
Site: www.universidadedocavalo.com.br/

Aluisio Marins é Médico Veterinário e reitor da Universidade do Cavalo - UC, que é o primeiro centro de formação e desenvolvimento de pessoal para a eqüinocultura da América Latina, através de programas para criadores, treinadores, estudantes, empresas e indústrias do segmento eqüestre e amantes dos cavalos em geral.






Nenhum comentário:

Postar um comentário