2 tipos de cavaleiros


Conversando com alguns amigos profissionais do cavalo, estávamos discutindo as formas como cavaleiros em geral se relacionam com seus cavalos. Das diferentes formas de utilização ou raças, modalidades e variáveis possíveis, chegamos a conclusão que genérica e basicamente existem 2 tipos de cavaleiros: os cavaleiros questionadores e os cavaleiros executantes. Estes dois tipos existem em todas as modalidades e formas de utilização dos cavalos.

Os cavaleiros executantes são aqueles que somente usam os cavalos. Montam e saem a passeio ou ao esporte com uma preocupação – fazer o cavalo executar o que eles querem que seja feito, sem qualquer questionamento de como, porque, de que forma, quando, etc. esta manobra deve ser feita. São cavaleiros que usam o cavalo e não estão muito preocupados com todos os fatores de manejo, alimentação, equipamentos, etc. Este tipo de cavaleiro existe em todos os níveis de esportes ou mesmo no passeio.

Os cavaleiros questionadores, como a própria denominação, são pessoas que querem entender mais coisas do que simplesmente o montar. Querem e preocupam-se com as respostas de como um cavalo faz ou não faz as coisas, como pedir para um cavalo fazer algo, por que um cavalo faz ou não faz, por que as coisas acontecem ou não acontecem. São pessoas que geralmente se envolvem mais com a vida dos cavalos fora da pista, fora do passeio. São cavaleiros que querem entender mais e mais sobre tudo o que envolve seus cavalos. Compram revistas, equipamentos, lançamentos. Participam de cursos, provas e oportunidades de conhecimento. Trocam emails, participam de fóruns na net, assinam periódicos. São pessoas que participam da vida dos cavalos em prol da melhoria da vida dos cavalos, melhoria do aproveitamento do tempo com seus cavalos e com isso melhoram como um todo.

De verdade, as pessoas escolhem entre ser um executante ou um questionador.

Escolhem o que querem para seus cavalos baseado no conhecimento que têm sobre os cavalos, ou que possam oferecer em termos de melhoria e principalmente de coisas que os cavalos precisam. São escolhas e não obrigações. São opções que podem ser tomadas a qualquer momento, mas sempre lembrando que quem pode pagar por esta escolha é seu cavalo...


Aluisio Marins






Nenhum comentário:

Postar um comentário