O Cavalo Crioulo - Investimento em ascensão


Crioulo - termo que representa "nativo do lugar".
O Cavalo Crioulo é descendente dos cavalos Berberes e Andaluzes (grandes cavalos de guerra no Velho Mundo), cavalos que foram embarcados para desbravar a América com os colonizadores.
Estes animais, aqui chegando, encontraram na pampa (região plana de alta capacidade nutricional no sul da América do Sul) um ambiente propício para se reproduzirem, formando manadas selvagens, que foram selecionados pela natureza durante 400 anos, até que homens do campo que reconheciam a capacidade de trabalho, força e resistência incomum destes animais, passaram a resgatá-los dos índios para uso no trabalho. Abriram-se assim os registros genealógicos no Chile, na Argentina, no Brasil (RS), no Uruguai e Paraguai. Hoje, existe a Federação Internacional dos Criadores de Cavalos Crioulos formada por estes cinco países.Os cavalos crioulos são animais que, quando vieram para o continente americano, já eram selecionados há muitos anos na Europa, usados nas guerras e na atividade cotidiana – urbana e nos campos. Na seleção natural ganhou resistência, fôlego, ossos, peles, tendões rijos e fortes e; agilidade aprimorada pela necessidade de fugir dos inimigos naturais e resistindo desde as geleiras das Cordilheiras do Andes até o deserto chileno.Esse cavalo treinado nas mesmas condições de raças importadas (como o Quarto de Milha e o Árabe do Oriente) vence várias provas de forma incontestável, julgados por jurados americanos e brasileiros têm chamado a atenção desde valente pequeno-grande cavalo, vai conquistando o Brasil e até mesmo começa a ser exportado para os EUA.Os americanos estão acompanhando e estudando os resultados do Cavalo Crioulo, impressionados com a performance deste cavalo que estava "escondido" no fundo das Fazendas e Estâncias. Hoje, o cavalo crioulo brasileiro é considerado o melhor de todos entre os outros países do continente. O cavalo deixou de ser um esporte da elite e chegou no homem da cidade como lazer e investimento. Do empresário ao profissional liberal encontram-se os interessados em desenvolver as condições para treinar, competir e vencer, mais que o próprio produtor rural, que sabe mesmo é criar e não investir para competições oficiais.E para garantir a ampliação dos investidores, diminuir o preço no pregão de animais selecionados e permitir comodidade, a internet é fundamental para aproximar o produtor e o investidor: encurtando caminhos e viabilizando profícuos negócios.


Por: Fernando Zandonai








6 comentários:

  1. Olá, boa noite a vcs,eu moro em Goiás e eu e meu marido temos criação de cavalos crioulos, nossa cabanha chama-se 16 de março e estamos ainda bem no principio de nossa criação,nós ja entramos nesse blog diversas vezes porque eu e meu esposo somos apaixonados pelos desenhos de cavalos crioulos que estão postados, alias todo o blog e maravilhoso.Acontece que no dia dos namorados eu gostaria de presentea-lo com quadros destes desenhos, sera que e possivel? eu pensei em pedir que me enviasse por e-mail ja que as fotos deste tamanho que estão postadas não ficariam boas depois de aumentadas ,ficariam indefinidas.
    Se não for possível eu vou entender.

    Agradeço a atenção,


    Cinara Petrazzini.
    cinara.petrazzini@gmail.com
    062 9667 8062

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cianara tudo bem Lí seu e-mail no blog, e eu tbm moro em goias e gostaria de saber se vcs tem cavalos para vender e onde fica o cratorio de você ??
      Por favor se possível me responda no e-mail alessandro.botelho@uol.com.br

      Excluir
  2. Parabéns pelo trabalho! Adoro cavalos (especialmente crioulos)e estou sempre acompanhando o teu trabalho. Gosto muito das dicas do blog e uso (eu e meus pais) elas sempre que possível na Fazenda da família. Gostaria que (se tu puderes claro)tu me mandasse alguns desenhos por e-mail para fazer alguns quadros para botar na sala de estar da casa. se não for possível agradeço desde já pela atenção e parabenizo o belo trabalho realizado

    Agadecida

    Marília Pinzon
    mariliapinzon@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. ficou muito legal o desenho ass= dudu otto mendes

    ResponderExcluir
  4. E ai gaúchada...Sou de Santa Maria RS monto cavlos maguinificos,criolos,psi,bh,etc..Faço hipismo e sou louca pra uma cavalgada e uma carninha no fogo de chão e uma mate bem amargo.
    Grande abraço.
    Verônica Pinto Lemos

    ResponderExcluir
  5. trabalho numa cabanha onde ha graandes crioulos de ponta.....

    ajudo nos treinamentos das provas de funçao e morfologia....

    sigo muito esssa tradiçao

    ResponderExcluir