O cavalo por dentro


Veja abaixo um esquema do esqueleto do seu cavalo.

Veja onde passa a coluna cervical, o pescoço e todas as estruturas ósseas que fazem seu cavalo trabalhar.


Analisemos as estruturas ósseas da parte de cima de seu cavalo, sem levar e conta os membros. Podemos dividir esta parte em 3 segmentos: segmento cervical, segmento dorso lombar e segmento sacro, conforme o esquema de flechas.
Estes 3 segmentos fazem com que seu cavalo trabalhe, pois, em conjunto com os membros locomotores, fazem com que os movimentos de flexão, extensão e encurvatura ocorram. Com isso, devemos sempre nos atentar para o fato de um cavalo bem trabalhado é o cavalo que tem todos os 3 segmentos bem exercitados, encurvados, flexionados e principalmente com um aquecimento dos músculos que cercam toda esta área.
Lembremos que seu cavalo é como um ponte com 2 pilastras. As pilastras são os membros locomotores e a ponte em si é o segmento dorso lombar. Se não tivermos uma musculatura construída em volta deste segmento, teremos um cavalo chamado fraco de dorso, ou seja, um cavalo que não conseguirá se sustentar trabalhando reunido por muito tempo, e provavelmente com muita dor após o trabalho.

Converse com seu veterinário, ou com seu treinador sobre os exercícios que podem ser feitos para a construção e o trabalho dos músculos dorsais do seu cavalo. Você verá que com o exercício correto, em pouco tempo seu cavalo irá se fortalecer e ficar cada vez mais a vontade no trabalho do dia a dia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário